Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2000 - 16h24

Televisão russa admite mortos a bordo do submarino Kursk

Publicidade

da Deutsche Welle

Em sua primeira reportagem diretamente do local em que o submarino atômico Kursk naufragou, a televisão russa informou que pode haver mortos entre os 118 marinheiros presos a mais de 100 metros de profundidade.

Tomadas com câmaras subaquáticas mostraram o casco danificado do submarino. A central de comando e a sala de torpedos devem ter se enchido de água muito rapidamente, de forma que os tripulantes que estavam nessas partes provavelmente morreram logo, concluiu o repórter.

Todas as tentativas de acoplar cápsulas de socorro ao casco do submarino fracassaram até agora. Só nesta quinta-feira (17), as equipes de resgate recomeçaram a operação 6 vezes. As últimas esperanças estão agora concentradas no minissubmarino britânico LR5, que está a caminho do mar de Barents a bordo de um navio norueguês, o Normand Pioneer.

O coordenador britânico da operação de resgate, David Stanesby, afirmou que "se houver ainda sobreviventes no submarino, esta é sua melhor chance".

No entanto, o Normand Pioneer tinha uma viagem de 2.400 km pela frente, ao partir ontem (16) de Trondheim, na Noruega, acompanhado de outro navio que transporta mergulhadores. A chegada da equipe de resgate não acontecerá antes de sábado. Até lá, as esperanças de encontrar pessoas vivas entre a tripulação diminui.

Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Clique aqui para ler mais notícias internacionais na Folha Online.

Clique aqui para ler mais notícias da Deutsche Welle.

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online






  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página