Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/10/2003 - 19h12

Conflitos na faixa de Gaza matam 3 israelenses e 4 palestinos

Publicidade

da France Presse, em Gaza

Três militares israelenses, entre eles duas mulheres, morreram hoje durante um ataque contra uma colônia na faixa de Gaza, onde o Exército de Israel matou em 24 horas quatro palestinos.

Os três militares israelenses morreram durante um ataque contra uma base na colônia israelense de Netzarim, no norte da faixa de Gaza. Mais dois soldados, entre eles uma mulher, ficaram feridos.

"Um terrorista palestino armado com uma Kalashnikov e várias granadas conseguiu se infiltrar no perímetro da base militar", informou o Exército israelense em comunicado.

"O terrorista atirou em vários soldados, matando três e ferindo dois", disse o Exército, acrescentando que "uma unidade israelense caçou e matou o terrorista".

O ataque foi reivindicado pelos grupos extremistas islâmicos Hamas e Jihad Islâmico. O combatente do Hamas, Samir Fuda, 22, morreu, enquanto o do Jihad Islâmico conseguiu escapar.

Segundo um comunicado de ambos os movimentos islâmicos, o atentado marca o oitavo aniversário do assassinato, em Malta, do ex-líder do Jihad Islâmico, Fathi Chakaki, e de um chefe militar do Hamas na faixa de Gaza, Imad Aqel, por agentes do Mossad (serviço de inteligência israelense).

Palestinos

No norte da faixa de Gaza, um palestino morreu em circunstâncias confusas. Segundo fontes militares israelenses, o homem tentou se infiltrar na colônia de Alei Sinai. No entanto, fontes da segurança palestina e testemunhas afirmaram que a vítima, Ismail Ayad, 34, sofria de distúrbios mentais.

Uma criança palestina de 11 anos, Mohammad Hamaydah, morreu hoje, baleada por soldados israelenses, perto da colônia de Kfar Darom, no sul da faixa de Gaza, informaram fontes médicas.

Outros três palestinos feridos esta semana em dois ataques do Exército israelense morreram hoje, segundo fontes médicas.

Mohammas Hathat, 18, e Ibrahim Tabaza, 21, ficaram gravemente feridos quando um helicóptero Apache disparou na segunda-feira passada (20) um míssil contra um veículo no campo de refugiados de Nusseirat.

Mohamad Al Safarandi, 59, morreu em consequência de seus ferimentos, sofridos durante uma incursão israelense, na terça-feira passada (21) em Rafah, no sul da faixa de Gaza.

Três israelenses, entre eles uma criança, foram baleados no centro da faixa de Gaza por um membro do Jihad Islâmico, morto em seguida por militares.

Com estas mortes, o número de vítimas desde o início da Intifada (revolta palestina contra a ocupação israelense) em setembro de 2000 chegou a 3.581, sendo 2.666 palestinos e 849 israelenses.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página