Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2003 - 08h19

Americanos fazem vigília por regresso de tropas dos EUA do Iraque

Publicidade

da France Presse, em Washington
da Folha Online

Um grupo com cerca de 50 pacifistas e familiares de soldados participou hoje de uma vigília no Memorial da Guerra do Vietnã, em Washington, para pedir o retorno dos soldados americanos no Iraque.

A organização pacifista Veterans for Peace e a associação de familiares de soldados Military Families Speak Out também organizaram a vigília para criticar o "Patriot Act", a lei antiterrorista adotada pelos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Os manifestantes levavam cartazes com os seguintes dizeres: "Devolvam-nos agora", "A ONU [Organização das Nações Unidas] dentro e os Estados Unidos fora", "Pela defesa da liberdade, suspendam o Patriot Act".

"A guerra não terminou. [O presidente norte-americano] George [W.] Bush declarou o fim das principais operações de combate, mas sabíamos que era uma mentira, como tantas outras mentiras", declarou uma das fundadoras da Military Families Speak Out, Nancy Lessin, cujo filho foi enviado ao Iraque.

Os pacifistas também convocaram manifestações para hoje em Washington e San Francisco para exigir a saída das tropas americanas do Iraque.

Já são 107 os soldados americanos mortos desde que os Estados Unidos declararam o fim das principais operações militares, no dia 1º de maio.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página