Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/10/2003 - 10h09

Após cancelar missa, papa participa de audiência no Vaticano

Publicidade

da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 83, participou hoje de uma audiência especial no Vaticano, em homenagem ao aniversário do santo italiano São José de Copertino.

Ontem, João Paulo 2º deixou de participar de uma missa para repousar e tentar recuperar forças depois das cerimônias do 25º aniversário do seu pontificado. A orientação foi dada por médicos que cuidam do pontífice.

Milhares de pessoas compareceram à audiência de hoje, na qual o pontífice leu um discurso, falando mais claramente e com uma voz mais forte do que em suas últimas aparições públicas.

"Queridos irmãos e irmãs", disse o papa, sob aplausos. "Tenho o prazer de oferecer minhas cordiais boas-vindas a todos vocês, reunidos em Roma para as celebrações solenes do quarto centenário do nascimento de São José de Copertino".

Depois que o papa leu a passagem introdutória, um padre do Vaticano continuou a ler o discurso, como tem sido feito ultimamente.

Preocupação

Segundo o programa confirmado pelo gabinete de imprensa do Vaticano, o papa deveria presidir uma missa na Basílica de São Pedro para dar início ao ano acadêmico das Universidade Eclesiásticas, na tarde de ontem. Devido à ausência do papa, o texto de recomendação foi lido por um dos seus colaboradores.

Na terça-feira (21), durante uma missa solene celebrada na basílica de São Pedro com 30 dos 31 novos cardeais nomeados, o papa voltou a dizer que seguirá dirigindo a Igreja Católica apesar de seus problemas de saúde.

O papa entregou pessoalmente o anel cardinalício, símbolo de fidelidade e apego ao pontífice e à igreja, aos cardeais nomeados, entre eles o brasileiro Eusébio Oscar Scheid.

Durante a cerimônia, que durou cerca de duas horas, João Paulo 2º --com o rosto quase sem expressão-- permaneceu a maior parte do tempo em silêncio.

No domingo (19), durante a cerimônia de beatificação da madre Teresa de Calcutá, o papa não conseguiu ler a homilia --o que gerou grande preocupação por parte dos católicos.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página