Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2003 - 09h36

Exército israelense invade aldeia palestina em Gaza

Publicidade

da France Presse, em Gaza

O Exército israelense invadiu com tanques a localidade palestina de Al Zahara, no sul de Gaza, disparando canhões e metralhadoras, informaram fontes de segurança palestinas, acrescentando que somente uma pessoa ficou ferida. A população foi obrigada a deixar a aldeia.

Al Zahara está localizada a 2 km da cidade de Gaza e em frente à colônia israelense de Netzarim, onde três militares israelenses morreram e dois ficaram feridos durante um ataque palestino na sexta-feira (24).

Segundo fontes do Exército, a população foi retirada "por sua segurança e enquanto durar a operação", e será autorizada a voltar para suas casas assim que a operação terminar.

Os militares israelenses entraram no comissariado de Al Zahara, prenderam alguns policiais palestinos e tomaram suas armas, segundo testemunhas palestinas. Depois, dinamitaram o comissariado e um outro prédio vazio de dez andares que já estava quase destruído por disparos de tanques.

O Exército israelense desmentiu a prisão dos policiais palestinos, mas confirmou o ataque ao edifício do comissariado. "Não havia ninguém no comissariado no momento da explosão", afirmou. "É uma operação seletiva contra as infra-estruturas terroristas no setor da colônia judia de Netzarim", acrescentou.

O ataque de sexta-feira na colônia de Netzarim foi reivindicado pelos grupos extremistas islâmicos Hamas e pelo Jihad Islâmico. O combatente do Hamas, Samir Fuda, 22, morreu, e o do Jihad Islâmico conseguiu escapar. Ele teria se refugiado por alguns minutos no posto policial que foi dinamitado hoje.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página