Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2003 - 10h02

Saiba mais sobre o hotel Al Rashid, famoso nos tempos de Saddam

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

O hotel Al Rashid, alvo hoje de um ataque com mísseis Katiucha, hospeda atualmente autoridades americanas, depois de ter sido o estabelecimento de maior prestígio de Bagdá durante o regime de Saddam Hussein, destinado a receber altos funcionários estrangeiros, empresários e repórteres.

O majestoso hotel de 14 andares, cercado de jardins verdes, foi construído em 1983 para uma cúpula do Movimento dos Países Não-Alinhados. É conhecido no mundo inteiro por ter sido a residência dos jornalistas estrangeiros que trabalhavam em Bagdá durante a primeira Guerra do Golfo (1991).

De uma de suas janelas, a rede de TV americana CNN transmitiu ao vivo para o mundo o início da operação "tempestade no deserto", em janeiro de 1991, com uma sequência acompanhada pela famosa frase: "O céu de Bagdá se iluminou".

Depois do final da Guerra do Golfo, em fevereiro de 1991, foi feito no hall de entrada um mosaico do então presidente americano George Bush (1989-1993), de modo que qualquer pessoa que entrasse no hotel fosse obrigada a pisar nele, até mesmo os inspetores da ONU (Organização das Nações Unidas).

O retrato foi uma iniciativa de Udai, filho mais velho do presidente iraquiano Saddam Hussein, depois de um ataque americano com mísseis, um dos quais atingiu o hotel e matou um funcionário.

A imagem foi alterada pelas tropas americanas depois da invasão de Bagdá no dia 9 de abril. Ainda é possível ver o pescoço e os ombros de George Bush, mas no seu rosto há apenas um espaço vazio arredondado.

O Al Rashid foi saqueado no final da guerra e colocado sob proteção das tropas americanas. Os saqueadores forçaram as grades do hotel e levaram tapetes e televisores, mas não conseguiram fazer o mesmo com os móveis e outros equipamento eletrônicos. Microfones e câmeras ocultas foram descobertas nos quartos e na majestosa entrada.

Depois, o hotel foi fechado ao público e tornou-se residência oficial de autoridades e oficiais da coalizão anglo-americana. O Al Rashid fica em um perímetro de segurança totalmente isolado do restante de Bagdá por sacos de areia e vários pontos de controle militares, assim como o Palácio de Congressos (Convention center), onde foram instalados os serviços de imprensa e de assuntos civis da coalizão.

Especial
  • Saiba tudo sobre a guerra no Iraque
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página