Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2003 - 15h04

Casa Branca é acusada de não colaborar em investigação sobre 11/9

Publicidade

da France Presse, em Nova York
da Folha Online

O presidente da Comissão Federal de Investigação sobre os atentados de 11 de setembro de 2001 acusou a Casa Branca de não lhe estar proporcionando os documentos que pediu, sobretudo informes de inteligência, numa entrevista ao jornal "The New York Times" publicada hoje.

"Devemos ver tudo o que tenha relação com o 11 de Setembro. Há muitas teorias em torno do 11 de Setembro e enquanto existir em algum lugar um documento que sustente uma dessas teorias, deixaremos perguntas sem respostas. E não podemos permiti-lo", disse Thomas Kean, ex-governador republicano de Nova Jersey (leste) e presidente da comissão integrada por dez democratas e republicanos.

Entre esses documentos figuram, segundo o jornal, informes de inteligência comunicados diariamente ao presidente norte-americano, George W. Bush, nas semanas anteriores aos atentados.

Em 2002, a Presidência americana tinha confirmado artigos de imprensa assinalando que em agosto de 2001 Bush havia recebido um relatório da inteligência prevendo que a rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden, poderia tentar o sequestro de aviões comerciais em vôo.

Kean afirmou que pode ordenar a entrega dos documentos se a Casa Branca continuar se negando a enviá-los.

No dia 11 de setembro de 2001, dois aviões sequestrados foram lançados contra as torres do World Trade Center, em Nova York. Outro avião foi lançado sobre o Pentágono, na região de Washington, e um terceiro caiu na Pensilvânia (leste dos EUA). Mais de 3.000 pessoas morreram nos atentados, que os EUA atribuem à Al Qaeda.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página