Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/10/2003 - 23h39

Esquerdistas e independentes vencem as eleições na Colômbia

Publicidade

da France Presse, em Bogotá

Os colombianos deram a vitória das eleições regionais deste domingo aos candidatos esquerdistas e independentes.

Esta eleição "vai marcar o renascimento das novas forças políticas territoriais e vai forçar uma reorientação do mapa político eleitoral", disse o analista independente Pedro Medellín.

As eleições regionais ocorreram num momento em que o país passa por uma enorme transformação política, marcada pelo declínio dos partidos Liberal e Conservador em favor dos movimentos independentes.

A prova mais notável dessa mudança foi a vitória do ex-sindicalista Luís Eduardo Garzón para a prefeitura de Bogotá.

Garzón, 52, é o primeiro representante da esquerda a conquistar a prefeitura da capital da Colômbia, com 47% dos votos, deixando para trás o independente Juan Lozano, defensor das políticas do presidente Alvaro Uribe.

A vitória dos independentes se completou com a confirmação do matemático Sergio Fajardo para a prefeitura de Medellín, a segunda maior cidade do país, e de Apolinar Salcedo para Cali --a terceira maior cidade do país.

Outro independiente, o ex-sindicalista e líder da esquerda Angelino Garzón, ganhou o governo do Departamento de Valle --cuja capital é Cali-- com grande vantagem sobre o liberal Carlos Holmes Trujillo.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página