Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2003 - 10h56

Ação dos EUA no Iraque vai continuar, diz Rumsfeld

Publicidade

da Folha Online

O secretário de Estado dos EUA, Donald Rumsfel, disse hoje que o governo norte-americano dará continuidade à guerra contra o terrorismo e à ação no Iraque, apesar do ataque ocorrido nesta manhã contra um helicóptero militar dos EUA, que casou 13 mortes e deixou 20 feridos, até o momento.

"A única coisa a ser feita é levar aos terroristas a guerra contra o terror", disse, após receber o balanço parcial das vítimas do ataque contra o helicóptero dos EUA no Iraque. "Não podemos nos esconder e esperar que nos ataquem novamente", acrescentou.

De acordo com um porta-voz do Exército dos EUA, o helicóptero abatido hoje viajava com um grupo que voltava a Bagdá para descansar alguns dias após missões em Fallujah.

O ataque teria sido feito com míssil terra-ar, de procedência e modelos ainda não identificados. Trata-se do pior contra-ataque, que causou mais mortes, desde que o presidente dos EUA, George W. Bush, declarou o fim das principais operações militares no Iraque, em 1º de maio, em um porta-aviões.

Pode haver desaparecidos, mas essa informação não foi confirmada.

O ataque à aeronave ocorreu por volta das 9h (4h de Brasília) na região de Amariya, um subúrbio de Fallujah. O local fica no chamado 'triângulo sunita', que se estende do oeste ao norte de Bagdá.

A região era uma importante base política para o partido Baath, do ex-ditador Saddam Hussein, e é foco de ataques às forças de ocupação.

Com France Presse

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página