Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2003 - 12h14

Sobe para 16 número de americanos mortos em ataque no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Bagdá

Dezesseis soldados americanos morreram e outros 20 ficaram feridos no helicóptero que foi derrubado ontem por forças rebeldes a oeste de Bagdá, segundo um novo balanço anunciado hoje pelo Comando Central Americano (Centcom).

"Há 16 mortos e 20 feridos", declarou o comandante Nick Balice, no quartel-general do Centcom em Tampa, na Flórida (EUA).

Em Bagdá, as forças da coalizão haviam informado sobre 15 mortos e 21 feridos na queda do helicóptero.

Vítimas

"Sim, todas as vítimas eram norte-americanas", afirmou hoje o major britânico Niall Greenwood, porta-voz da coalizão anglo-americana.

Segundo o porta-voz, a investigação continua para determinar a causa exata da queda do aparelho. "A teoria mais viável, entretanto, é de que foi um ataque com mísseis antiaéreos", declarou Greenwood.

As forças americanas recolheram hoje de manhã os pedaços do helicóptero derrubado perto da cidade rebelde de Fallujah, a oeste de Bagdá.

Foi a maior perda sofrida pelas forças americanas desde que o presidente George W. Bush anunciou o fim dos principais combates no Iraque, em 1º de maio.

Disparo

O helicóptero derrubado, um aparelho de transporte pesado CH-47 Chinook, caiu ontem em Amariya, a cerca de 5 km de Fallujah, reduto sunita a oeste de Bagdá, que tem sido cenário de repetidos ataques antiamericanos.

O Chinook voava para o aeroporto internacional de Bagdá com outro helicóptero do mesmo tipo. Segundo Trent Duffu, porta-voz-adjunto da Casa Branca, os soldados a bordo iam partir de licença para a Europa ou Estados Unidos.

Os Estados Unidos convocaram membros das antigas forças do presidente deposto Saddam Hussein para incorporá-los ao novo Exército iraquiano, em vias de formação, segundo o secretário norte-americano de Defesa, Donald Rumsfeld. "Já criamos uma unidade e outras se seguirão", afirmou.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página