Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2003 - 21h41

Ataques atingem delegacia, escola e caminhão no Iraque

Publicidade

da France Presse, em Kirkuk (Iraque)
da Folha Online

Uma bomba explodiu hoje em frente a uma delegacia de Dhauk, norte do Iraque. Pouco depois, na mesma região, um obus de morteiro caiu no pátio de uma escola e desconhecidos incendiaram um caminhão, informou a polícia.

"Uma bomba explodiu por volta das 22h (17h em Brasília) perto da delegacia de Dahuk (40 km de Kirkuk) sem deixar vítimas", declarou o tenente Bahjat Mohamad.

"As forças americanas e a polícia iraquiana bloquearam os acessos à cidade e revistaram a área para localizar os autores do ataque", acrescentou.

Quase duas horas depois, "um obus de morteiro caiu no pátio do colégio Al Wada'a, em um bairro residencial do centro de Kirkuk", afirmou o coronel da polícia Borhane Tayeb.

"É a terceira vez que o alvo é um colégio da cidade. O objetivo desses ataques é espalhar o medo no coração dos pais e alunos e criar um clima de instabilidade", acrescentou o coronel Tayeb.

Fogo

No terceiro incidente, "vários desconhecidos incendiaram um caminhão que transportava blocos de cimento" para a coalizão anglo-americana, disse o coronel Mohamed Saleh.

"Os assaltantes obrigaram o caminhão que vinha de Erbil [norte] e se dirigia a Bagdá a parar perto da montanha de Hamrin [125 km ao sul de Kirkuk] e atearam fogo depois de mandar o motorista descer do veículo", acrescentou.

Segundo o Pentágono, 361 soldados norte-americanos morreram no Iraque desde o começo da invasão, no dia 20 de março --223 deles após 1º de maio, quando Washington declarou o fim dos principais combates no país.

Segundo estimativas de estudiosos, entre 4.895 e 6370 civis iraquianos morreram desde o início da guerra. De acordo com a ONG (organização não-governamental) Iraq Body Count, que tem como base dados da imprensa, entre 7.784 e 9.596 militares iraquianos morreram desde 20 de março.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página