Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2003 - 14h18

Soldado britânico é morto no Iraque, diz governo

Publicidade

da Folha Online

Um soldado britânico foi morto durante um ataque no Iraque, disse hoje o Ministério da Defesa do Reino Unido.

O fuzileiro naval Ian Plank, 31, foi morto durante uma operação da coalizão anglo-americana na sexta-feira (31), declarou o Ministério da Defesa, sem dar mais detalhes sobre a operação.

No domingo (2), a derrubada de um helicóptero norte-americano se transformou no pior golpe da resistência iraquiana contra os EUA após o anúncio do fim das principais operações militares no país, feita pelo presidente George W. Bush, em 1º de maio.

O ataque ao helicóptero deixou um saldo de 16 soldados americanos mortos e 20 feridos. Total de baixas americanas superior a este número --em um único ataque-- ocorreu apenas em 23 de março, terceiro dia da guerra, quando 28 soldados dos EUA morreram.

Desde o início da guerra, mais de 360 soldados dos EUA morreram --224 no pós-guerra. Segundo levantamentos da ONU (Organização das Nações Unidas), entre 4.500 e 9.000 iraquianos morreram desde 20 de março, quando os EUA deram início à Guerra do Iraque.

Outros ataques

Hoje um soldado foi morto e outro ficou ferido em um ataque com bomba em uma estrada na região de Bagdá, disse uma porta-voz do Exército dos EUA, que não declarou a nacionalidade dos soldados --os americanos formam a maioria das tropas em ação em Bagdá.

A coalizão dos EUA também anunciou a morte de um soldado americano em um ataque ocorrido ontem em Tikrit (norte). O incidente deixou um ferido.

A região de Tikrit fica no chamado "triângulo sunita" --que concentrava simpatizantes do ex-ditador e que atualmente é o maior foco de hostilidade à ocupação.

Ontem as forças americanas mataram um juiz iraquiano e feriram seu primo em Kirkuk (norte do Iraque). A morte foi anunciada hoje pela polícia iraquiana.

Segundo o tenente Salam Khalal Ahmad, responsável pela segurança do hospital de Kirkuk, os soldados americanos, que estavam emboscados em um bairro da cidade em busca de assaltantes, dispararam contra o automóvel em que viajava o juiz Husin Ahmad Chehad, 38, e seu primo, que dirigia o veículo, Atalah Khalaf, 35.

"O primeiro morreu com dois tiros na cabeça e o segundo foi ferido por três tiros na barriga e nas costas, tendo sido submetido a duas operações", afirmou o médico Nawzat Mahmud, chefe do departamento de cirurgia do hospital.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página