Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2003 - 09h22

Queda de helicóptero americano no Iraque mata 6, dizem EUA

Publicidade

da Folha Online

Seis soldados americanos morreram hoje quando o helicóptero em que viajavam caiu na região de Tikrit (norte do Iraque). De acordo com um porta-voz do Exército dos EUA, o helicóptero americano Black Hawk provavelmente foi derrubado. Desde o início deste mês, 31 soldados dos EUA morreram em serviço no Iraque.

"Seis soldados estavam a bordo do helicóptero e todos eles morreram", disse Josslyn Aberle, porta-voz da 4ª Divisão de Infantaria.

No domingo (2), um helicóptero americano Chinook foi derrubado pela resistência iraquiana na região de Fallujah (também no norte do país), matando 16 soldados americanos e ferindo outros 20. Foi o maior número de baixas dos EUA em um único ataque desde o dia 23 de março, terceiro dia da guerra, quando 28 soldados americanos morreram. Os EUA anunciaram o fim dos principais combates no Iraque em 1º de maio.

O incidente de hoje aconteceu algumas horas após um serviço religioso organizado em nome dos soldados americanos que morreram no domingo.

Bagdá, Tikrit e Fallujah ficam no chamado "triângulo sunita", que se estende do oeste ao norte de Bagdá. A região era uma importante base política para o partido Baath, do deposto presidente Saddam Hussein e é foco de ataques às forças de ocupação.

Mossul

Em Mossul (no norte do país), um soldado americano morreu e outros nove foram feridos hoje quando um comboio dos EUA foi atacado com foguetes antitanques, segundo um porta-voz militar americano.

O ataque ocorreu às 7h (2h de Brasília) na zona leste de Mossul, cidade situada a 370 km ao norte de Bagdá, informou o major Hugh Cate, porta-voz da base militar americana local.

Casal

Uma iraquiana morreu e seu marido foi ferido em razão da queda de um obus de morteiro em sua casa de Moqdadiyah, ao nordeste de Bagdá.

O obus atingiu a casa, situada perto de uma delegacia de polícia, na madrugada de hoje. "Minha mulher morreu", disse Yunes Ibrahim Hatem, 39.

Segundo Hatem, quatro obuses de morteiro foram disparados contra a delegacia, onde há também soldados americanos. Três caíram em uma casa vazia e outro em sua casa.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página