Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2003 - 22h03

Chirac e Putin se reúnem na França

Publicidade

da France Presse, em Paris
da Folha Online

O presidente francês, Jacques Chirac, ofereceu hoje um tratamento de honra a seu colega russo Vladimir Putin, com quem se reuniu a portas fechadas por duas horas, em um encontro cujo objetivo era consolidar as boas relações bilaterais, apesar do caso Yukos e da situação na Tchetchênia.

Chirac fez um gesto pouco comum em relação a seu convidado acompanhando-o até o aeroporto de Orly, depois da reunião, seguida de um almoço de trabalho no Palácio do Eliseu.

Segundo a porta-voz do governo francês, Chirac fez esse "gesto amistoso" de última hora, depois que o presidente russo chegou atrasado ao Eliseu.

Nenhum dos dois fez declarações ao deixar a sede da Presidência francesa, ignorando as dezenas de jornalistas que os esperavam.

Yukos e Tchetchênia

Putin visitou a França em um momento em que enfrenta problemas internos.

O presidente da gigante petrolífera russa Yukos, Mikhail Khodorkovsky, foi preso no final do mês passado sob acusações de fraude e evasão fiscal, e renunciou a seu cargo na segunda-feira (3).

A imprensa russa propagou rumores sobre a suposta participação do Kremlin na detenção de Khodorsvsky.

Outra questão delicada para a Rússia é seu conflito com a república separatista da Tchetchênia, iniciado em 1994. O conflito na Tchetchênia já matou dezenas de milhares de pessoas, mas sua solução ainda parece estar distante. Os russos acusam os tchetchenos de ter ligação com terroristas internacionais, mas os principais líderes independentistas negam essa acusação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página