Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2003 - 19h19

Zapatistas comemoram 20 anos de fundação do EZLN

Publicidade

da France Presse, na Cidade do México

O Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN) dirigido pelo subcomandante Marcos, comemora amanhã o vigésimo aniversário de fundação, com atos festivos e reuniões privadas nos municípios do sudeste mexicano sob sua influência.

No Estado de Chiapas (sul) e na Cidade do México, simpatizantes civis zapatistas se reuniram neste final de semana em bares para homenagear a guerrilha, que inicialmente fazia parte das Forças de Libertação Nacional (FLN), um movimento que sobreviveu à repressão oficial da década de 70.

"O valente EZLN adquiriu um perfil muito diferente do de suas origens, ao conseguir criar nestes 20 anos uma base social muito importante nas comunidades indígenas de Chiapas", disse o historiador Juan Pedro Viqueira.

O EZLN levantou-se em armas no dia 1º de janeiro de 1994, depois de dez anos de preparação para a ação armada na Selva Lacandona mexicana, próxima à fronteira com a Guatemala.

O aparecimento da guerrilha coincidiu com a data em que entrou em vigor o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) entre México, Canadá e Estados Unidos.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página