Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/11/2003 - 12h12

Sharon pede reforço da luta contra terrorismo

Publicidade

da France Presse, em Roma

O primeiro-ministro de Israel, Ariel Sharon, solicitou hoje em Roma, onde faz uma visita oficial, que se reforce a luta internacional contra o terrorismo, no mesmo dia em que a Itália enterra seus mortos no atentado contra o quartel-general italiano em Nassiriah (Iraque).

A visita de Sharon passou a segundo plano devido aos funerais de Estado organizados hoje em Roma para as 19 vítimas do atentado no Iraque, o mais grave sofrido por militares italianos desde 1945.

Reuters - 15.dez.2002
Ariel Sharon, primeiro-ministro de Israel
A tragédia em Nassiriah deu chance a Sharon para manifestar sua solidariedade ao premiê italiano, Silvio Berlusconi, e elogiá-lo pelo apoio dado aos Estados Unidos por sua política no Iraque.

Sharon se reunirá hoje à noite com Berlusconi, a quem reiterará a necessidade de reforçar a luta contra o terrorismo, segundo informaram fontes ligadas à delegação israelense.

Berlusconi, cujo país ocupa a Presidência rotativa da UE, deve pedir em nome dos europeus que se suspenda a construção do muro de separação dos territórios palestinos da Cisjordânia.

Os ministros de Relações Exteriores da UE fizeram esse pedido em Bruxelas ao chanceler israelense, Sylvan Shalom, durante reunião do conselho de associação UE-Israel.

De qualquer modo, depende de Berlusconi a decisão de abordar o difícil assunto durante os encontros de Roma.

Berlusconi não cumpre cabalmente as determinações da UE, pelo que tem sido duramente criticado.

Berlusconi defendeu o presidente russo, Vladimir Putin, em sua recente visita à Itália, sem levar em conta as posições dos europeus sobre a política russa na Tchetchênia e a detenção do presidente da companhia de petróleo Yukos, o que provocou grandes polêmicas.

Especial
  • Saiba mais sobre o conflito no Oriente Médio
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página