Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2003 - 08h44

Saiba mais sobre o Ramadã

Publicidade

da Folha Online
da Folha de S.Paulo

Entre as principais comemorações do calendário lunar islâmico, destaca-se o Ramadã, mês sagrado em que, segundo a tradição, o profeta Maomé, fundador do islamismo, recebeu a primeira revelação divina.

Em 610 d.C., Maomé meditava quando o arcanjo Gabriel apareceu diante dele e começou a transmitir-lhe o Alcorão (livro sagrado).

Nesse período, os muçulmanos não comem, não bebem e adotam a abstinência sexual da alvorada ao pôr-do-sol. Em seguida, vão para a mesquita ou quebram o jejum em casa.

Jejuar no Ramadã é um dos cinco pilares fundamentais do islã. Os outros são: testemunhar que "não há deus senão Deus, e Maomé é o mensageiro de Deus"; orar cinco vezes ao dia em direção a Meca, berço do islamismo, na Arábia Saudita; pagar um tributo que corresponde a 2,5% da renda anual do muçulmano para caridade; e fazer uma peregrinação (Hajj) a Meca pelo menos uma vez na vida, para aqueles que têm condições físicas e financeiras.

Há mais de 1,3 bilhão de muçulmanos no mundo. No Brasil, são cerca de 1,5 milhão, segundo a Federação Islâmica Brasileira.

O fim do Ramadã é marcado pelo feriado muçulmano de Eid al Fitr, que dura três dias.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página