Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/11/2003 - 07h34

Irlanda do Norte elege Assembléia

Publicidade

da France Presse, em Belfast (Irlanda do Norte)

A Irlanda do Norte elegerá hoje os representantes da nova Assembléia regional, em uma votação fundamental para a sobrevivência dos acordos de paz firmados em abril de 1998.

Estão habilitados a votar mais de 1,1 milhão de eleitores. Quanto maior for a participação, maior será a chance do Partido Unionista, de David Trimble, se manter como a principal formação protestante e a primeira força da Assembléia, segundo os analistas.

No lado católico, os nacionalistas moderados do SDLP (social democratas e trabalhistas) tentarão conservar sua pequena vantagem sobre o Sinn Fein, o braço político do Exército Republicano Irlandês (IRA). Os dois partidos apóiam os acordos de paz.

Entre os unionistas, favoráveis a permanência da Irlanda do Norte no Reino Unido, o Partido Democrata Unionista (DUP), do protestante "ultra" Ian Paisley, promete acabar com o processo de paz.

As últimas eleições para designar os 108 representantes da Assembléia, em 1998, tiveram a participação de 68% dos eleitores, mas nos últimos cinco anos a euforia dos acordos da Sexta-feira Santa deram lugar à apatia, após os altos e baixos do processo de paz.

Além do frio do inverno, a participação é ameaçada pela transmissão da partida de futebol entre Manchester United e Glasgow Rangers.

Para evitar ações violentas de grupos armados opostos ao processo de paz, a polícia de Ulster convocou mais 2.000 homens para garantir a segurança nos 612 centros de votação.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página