Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/12/2003 - 15h32

Polícia britânica prende 14 suspeitos de terrorismo

Publicidade

da Folha Online

A polícia antiterrorista britânica disse que prendeu hoje 14 pessoas no centro e no sul da Inglaterra.

Quatro foram detidos em Londres, seis, em Cambridge, e quatro, perto de Birmingham.

A polícia afirmou que as operações não estavam conectadas.

As prisões ocorreram enquanto a polícia continua a interrogar um suposto potencial homem-bomba preso na cidade de Gloucester, no sudoeste da Inglaterra, na quinta-feira passada (27). Explosivos foram encontrados na casa em que ele foi pego.

As incursões e prisões marcam uma das mais movimentadas semanas da luta realizada pelo Reino Unido contra potenciais ataques desde que o país prometeu se unir aos EUA na "guerra contra o terrorismo", depois dos ataques de 11 de setembro de 2001.

Há duas semanas o Reino Unido está no segundo alerta de segurança mais elevado, depois que autoridades da inteligência disseram ter informação de que um ataque estava sendo planejado. A inteligência não especificou o alvo.

O primeiro-ministro Tony Blair, durante sua entrevista coletiva mensal, repetiu seu alerta de que os britânicos estão sob ameaça e exortou vigilância.

Os quatro presos em Londres são homens e foram pegos em uma série de incursões realizadas na madrugada no sudoeste da cidade, afirmou uma porta-voz da Polícia Metropolitana de Londres.

Fontes disseram que as prisões estavam ligadas ao terrorismo internacional mas não deveriam ser tão significantes quanto as realizadas em Gloucester.

Em um comunicado separado, a polícia afirmou que quatro homens e duas mulheres foram presos durante uma procura em Cambridge "sob a suspeita de envolvimento na organização, preparação e incitação de atos de terrorismo".

A polícia declarou ainda que prendeu quatro homens em Dudley e em Walsall, duas localidades do subúrbio de Birmingham, a segunda maior cidade da Inglaterra, como parte de uma operação antiterrorismo.

A origem e a nacionalidade dos suspeitos não foram especificadas.

Ontem, detetives conseguiram mais dois dias para interrogar o suspeito de Gloucester.

O britânico muçulmano de 24 anos não teve seu nome divulgado pela polícia mas foi identificado por diversos jornais, que especularam que ele estava planejando o primeiro ataque suicida a ser realizado no país.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página