Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/12/2009 - 06h01

Incêndio em clube noturno na Rússia deixa mais de cem mortos

Publicidade

da Folha Online

Pelo menos 102 pessoas morreram ontem à noite e outras 160 ficaram feridas em um incêndio em um clube noturno da cidade de Perm, nos montes Urais, informou hoje o Comitê de Instrução (CI) da Promotoria da Rússia.

O porta-voz do CI, Vladimir Markin, disse que o acidente foi causado pelo uso de fogos de artifício no interior de estabelecimento, onde estavam cerca de 300 pessoas.

Arte/Folha Online
Perm, Rússia
Perm, Rússia

De acordo com a agência Itar-Tass, no momento da explosão, na madrugada de sábado (noite de sexta-feira em Brasília), havia cerca de 200 pessoas no bar, a maioria empregados do café e seus familiares, que comemoravam o oitavo aniversário do local. Segundo a RIA Novosti, a explosão aconteceu às 23h15 no horário de Moscou [18h15 de Brasília].

A maioria das vítimas, segundo Markin, morreu em consequência de queimaduras, esmagamento e asfixia quando tentava fugir do local.

Dos 131 feridos que estão hospitalizados, 79 encontram-se em estado grave, segundo fontes do Ministério da Rússia para Situações de Emergência citadas pela agência "Itar-Tass".

Um dos proprietários do clube, Anatoli Zak, foi detido pela polícia pela responsabilidade que supostamente pode ter no acidente.

As regras de segurança contra incêndio são notoriamente ignoradas na Rússia, onde nos últimos anos houve vários incêndios catastróficos em centros de reabilitação de dependentes de drogas e prédios de apartamentos.

O país registra cerca de 18 mil mortes por fogo a cada ano, várias vezes a taxa per capita nos Estados Unidos e de outros países ocidentais.

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página