Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/12/2009 - 19h28

Pesquisas apontam vitória da oposição em eleições na Romênia

Publicidade

da Efe, em Bucareste (Romênia)

O candidato do PSD (Partido Social Democrata), Mircea Geoana, venceu as eleições na Romênia ao obter entre 51% e 52% dos votos no segundo turno contra o atual presidente do país, Traian Basescu, de acordo com as primeiras pesquisas de boca-de-urna.

Se o resultado for confirmado amanhã pela apuração oficial, Geoana será presidente da Romênia durante os próximos cinco anos e substituirá Basescu, reformista de centro-direita.

O novo presidente assumirá o comando de um país fortemente afetado pela crise econômica e sem governo firme desde outubro, quando uma moção de censura derrubou o Executivo de centro-direita.

Geoana contou no segundo turno com o apoio do candidato do PNL (Partido Nacional Liberal) derrotado no primeiro.

Para desbloquear a crise política, Geoana designará como primeiro-ministro o prefeito independente de Sibiu, Klaus Johannis, segundo acordou com o PNL.

Johannis, membro da minoria alemã da Romênia, tem o apoio da maioria parlamentar formada por social-democratas, liberais e autonomista húngaros, e formaria um Governo de coalizão com ministros destes três grupos.

O novo presidente deverá manteros compromissos de reforma macroeconômicas assumidos pelo país com o FMI (Fundo Monetário Internacional), para a concessão em março passado de um crédito internacional de 20 bilhões de euros.

A verba correspondente ao mês de dezembro foi bloqueada pelo FMI, devido à ausência de um governo capaz de prosseguir com as reformas.

Segundo dados oficiais, o número de participação era de 53,5% a duas horas do fechamento das urnas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página