Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/12/2009 - 13h15

Em artigo, Nicolas Sarkozy critica ostentação religiosa

Publicidade

da France Presse, em Paris

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez uma advertência contra a ostentação e a provocação religiosa em um artigo que será publicado nesta quarta-feira (9) no jornal "Le Monde", mas não criticou os minaretes das mesquitas, após a proibição por referendo na Suíça à construção de novas torres de mesquitas.

"É possível responder com um sim ou com um não a uma pergunta tão complicada que alcança assuntos tão profundos?", questiona Sarkozy em sua primeira reação pública ao referendo de 29 de novembro na Suíça.

"Estou convencido de que podem provocar mal-entendidos dolorosos, um sentimento de injustiça e ferir as almas, ao dar uma resposta tão taxativa a um problema que deve ser resolvido caso por caso, respeitando as convicções e crenças de cada um", acrescenta. Sarkozy homenageia ainda a democracia suíça, "mais antiga que a nossa", como recorda.

O francês, que estimula um debate sobre a identidade nacional que envolve claramente a imigração, afirma no mesmo artigo que, em um país laico como a França, os fiéis, sejam cristãos, judeus ou muçulmanos, devem "saber evitar qualquer ostentação ou qualquer provocação na prática de sua fé".

A França tem a maior comunidade muçulmana da Europa, formada por mais de 5 milhões de pessoas.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página