Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2003 - 23h25

Iraque é a nova prioridade da Al Qaeda, diz "Newsweek"

Publicidade

da France Presse, em Washington

Enviados da Al Qaeda anunciaram recentemente a dirigentes do taleban que a rede terrorista pretende reduzir sua atividade no Afeganistão, para se concentrar no Iraque, campo que considera ideal para combater os Estados Unidos, revela a revista "Newsweek" em sua edição desta segunda-feira.

A decisão foi anunciada mês passado a dois representantes do líder espiritual do taleban, mulá Mohammad Omar, em um local secreto no leste do Afeganistão, diz a revista americana.

Os enviados de Osama Bin Laden informaram que a Al Qaeda pretende reduzir pela metade a contribuição de US$ 3 milhões por mês aos grupos combatentes no Afeganistão.

A mudança de estratégia foi ordenada por Bin Laden porque ele e seus colaboradores estimam ter no Iraque e em países vizinhos, como a Turquia, mais oportunidades de atacar os americanos, revela a Newsweek, citando um membro do taleban que diz ter participado do encontro e cujo nome de guerra é Sharafullah.

O mulá Omar permanece foragido desde a queda do regime taleban, em dezembro de 2001. Ele recebeu com preocupação a mudança de prioridade da Al Qaeda, segundo a revista.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página