Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/12/2009 - 07h54

Explosão em mina de carvão mata 19 na Turquia

Publicidade

da Folha Online

Uma explosão em uma mina de carvão no noroeste da Turquia matou 19 trabalhadores que estavam no local, informou o ministro do Trabalho turco, Omer Dincer.

"As equipes de resgate chegaram ao local, mas infelizmente os trabalhadores estavam mortos", declarou o ministro.

Segundo a agência de notícias Reuters, não está claro se há mais sobreviventes além de quatro trabalhadores feridos que foram liberados do hospital.

O acidente, provavelmente causado por vazamento de gás metano, aconteceu na noite desta quinta-feira na cidade de Mustafakemalpasa, na Província de Bursa, noroeste da Turquia. Os trabalhadores ficaram soterrados em um buraco de aproximadamente 220 metros, disse o ministro.

Segundo Dincer, os corpos de dois dos trabalhadores foram recuperados da mina e o trabalho da equipe de resgate continua.

A equipe tenta levantar os suportes da mina para chegar aos mortos e o trabalho pode demorar um dia. "Eles têm que fazer muito cuidadosamente, muito devagar", afirmou.

O ministro disse ainda que a mina foi inspecionada em maio passado e que funcionava desde 1983.

Violações ao código de segurança e equipamento obsoleto foram fatores de outros acidentes como este no passado. No pior desastre em minas da Turquia, uma explosão de gás matou 270 trabalhadores perto do porto do mar Negro, em 1992.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página