Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/12/2003 - 20h15

Veja a lista das pessoas mais procuradas no mundo

Publicidade

da France Presse, em Paris

Saddam Hussein, capturado na noite de ontem (tarde no Brasil) no norte do Iraque, era uma das pessoas mais procuradas do mundo.

Veja abaixo a lista dos principais foragidos da Justiça, envolvidos em atos terroristas ou crimes de guerra.

- Afeganistão:

Osama bin Laden: O fundamentalista islâmico, autor intelectual declarado dos atentados do 11 de Setembro, é alvo da maior perseguição da história.

O milionário, de origem saudita, dirige a rede terrorista Al Qaeda e é, há 10 anos, o pesadelo dos serviços secretos ocidentais, que o procuram por seu envolvimento em vários atentados contra os Estados Unidos. Seu rastro foi perdido meses atrás, no sul do Afeganistão.

Ayman al Zawahiri: O número dois da Al Qaeda, julgado à revelia e condenado à morte no Egito em 1999, é símbolo do movimento islâmico radical. Cirurgião pertencente à burguesia egípcia e ex-líder do movimento integrista armado egípcio Al Jihad, era o médico particular de Bin Laden.

Após a ofensiva americana no Afeganistão, circularam rumores sobre sua morte, mas nos últimos meses ele fez várias ameaças a diplomatas ocidentais.

Mulá Mohammad Omar: O líder espiritual do Taleban no Afeganistão é acusado pelos Estados Unidos de ter dado abrigo e proteção a Osama bin Laden. Fugiu na queda de seu reduto, Candahar, em 7 de dezembro de 2001, e seu paradeiro é desconhecido desde que desapareceu de moto da Província de Helmand (sul).

Foi visto no sul e oeste do país, de onde pediu, em diversas ocasiões, que fossem atacadas as forças americanas e seus cúmplices no Afeganistão.

- Iraque:

Ezzat Ibrahim al Duri: O vice-presidente do Conselho de Comando da Revolução (CCR) e ex-número dois do regime de Saddam Hussein é suspeito de organizar os ataques contra as forças americanas no Iraque.

No último dia 2 de dezembro, as forças americanas realizaram uma grande operação na região de Kirkuk (norte) para encontrá-lo, mas só prenderam seu secretário particular, Saad Mohammad al Duri.

O Exército americano ainda procura 14 autoridades do antigo regime iraquiano, e outras 41 morreram ou foram presas.

- Bósnia:

Radovan Karadzic: O ex-líder dos sérvios da Bósnia é o suspeito mais procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) de Haia.

Seu paradeiro é desconhecido desde novembro de 1995, e contra ele pesam acusações de genocídio e crimes de guerra, principalmente devido a sua participação no massacre de mais de 7.000 bósnios muçulmanos em Srebrenica, no mês de julho de 1995.

Ratko Mladic: Ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia e braço-direito de Karadzic, também é acusado pelo TPI de genocídio e crimes de guerra.

Estes dois comandantes dos sérvios da Bósnia continuam sendo procurados pela Força de Estabilização da Otan (SFOR, sob comando americano) na Bósnia.

Leia mais
  • EUA confirmam prisão de Saddam Hussein
  • Saiba mais sobre Saddam Hussein
  • Com barba e roupa de camponês, Saddam não resistiu à prisão

    Especial
  • Veja fotos da prisão do ex-presidente Saddam Hussein
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página