Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2009 - 04h26

Apoio ao primeiro-ministro do Japão cai para 55%

Publicidade

da Efe, em Tóquio

O apoio ao governo do primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, caiu 4 pontos nas últimas duas semanas para 55%, segundo o jornal "Yomiuri Shimbun", que atribui a queda a sua política sobre as bases dos Estados Unidos no país.

Segundo uma pesquisa publicada neste domingo (20) pelo jornal, 33% desaprovam a gestão do chefe do Executivo, contra 29% da pesquisa realizada no começo deste mês.

Mais de 51% dos indagados disseram não apreciar o fato de Hatoyama ter adiado até o ano de 2010 a mudança de uma das bases militares americanas no arquipélago de Okinawa (sul).

Na terça-feira passada, o Executivo anunciou que esperaria até o próximo ano para determinar se a base aérea de Futenma, atualmente em uma área residencial de Okinawa, será transferida para outro lugar do mesmo arquipélago ou para fora do país.

Sessenta e oito por cento dos entrevitados pelo "Yomiuri Shimbun" consideram que adiar a decisão danificará as relações entre Japão e EUA.

Além disso, 35% consideram que a base deve ser transferida para outro país; 34% opinam que é adequado que ela seja movida para Nago, também em Okinawa, como estabelece o pacto de 2006; e 14% sustentam que deve ser transferida para fora de Okinawa mas dentro do Japão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página