Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/12/2003 - 17h50

EUA emitem alerta mundial sobre atentados a interesses americanos

Publicidade

da Folha Online

O Departamento de Estado americano emitiu hoje um aviso de alerta terrorista em razão de riscos de atentados contra interesses dos Estados Unidos no mundo inteiro.

"Percebemos cada vez mais indicações de que [rede terrorista] Al Qaeda se prepara para atacar os interesses americanos no exterior", afirmou o Departamento de Estado em um comunicado.

"Não podemos descartar a possibilidade de que Al Qaeda tente um segundo atentado catastrófico nos Estados Unidos", acrescentou o Departamento de Estado, referindo-se ao ataque de 11 de Setembro.

O secretário de Segurança Interna norte-americano, Tom Ridge, aumentou hoje o nível do alerta de segurança dos EUA de "elevado" para "alto", por causa do aumento de riscos de atentados durante o período das festas de fim de ano.

Ridge afirmou em uma coletiva de imprensa que a razão do aumento do nível de alerta é um "aumento substancial" na quantidade de informações sobre ameaças de ataques de extremistas, como a Al Qaeda, de Osama bin Laden.

Segundo o secretário, terroristas estariam "buscando brechas" na aviação norte-americana para realizar ataques similares ou "mais devastadores" do que o de 11 de setembro de 2001 --quando dois aviões sequestrados foram lançados contra as torres do World Trade Center, em Nova York, deixando 2.752 mortos (segundo última utilização feita pelo governo dos EUA, em 20 de outubro). No mesmo dia, outro avião sequestrado caiu no Estado da Pensilvânia, matando 44 pessoas, e um quarto sobre o Pentágono, na região de Washington, matando 189 pessoas.

O sistema de cores para alertas de ameaças terroristas passa de amarelo ("elevado") para laranja ("alto"). O nível laranja é o segundo mais grave na escala de cinco pontos. O nível estava em "amarelo" desde o final de maio.

Com agências internacionais

Leia mais
  • EUA aumentam nível de alerta contra terrorismo para "alto"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página