Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/12/2003 - 14h32

Papa João Paulo 2° faz novo apelo à paz no mundo

Publicidade

da France Presse, no Vaticano
da Folha Online

O papa João Paulo 2º, 83, lançou hoje um novo apelo a favor da paz e fez uma advertência contra as ameaças à coexistência no mundo, durante a audiência oferecida aos cardeais e prelados da Cúria Romana.

"Temos que ser testemunhas da paz e educar para a paz", disse o papa.

João Paulo 2º apareceu em bom estado físico, embora tenha pronunciado o discurso com dificuldade.

Ele convocou os católicos e os homens de boa vontade a redobrarem a esperança cristã e o otimismo mostrados por um de seus precedentes, o papa João 23, "em um momento não menos difícil que o nosso".

João 23 contribuiu com seus apelos para pôr fim à crise de Cuba, que esteve a ponto de desatar em 1962 um conflito entre Estados Unidos e União Soviética.

"A paz sempre é possível, mesmo atualmente. E se é possível, é um dever de todos garanti-la", disse o papa.

Natal calmo

O papa recomendou ontem que se celebre o Natal longe de barulho e de confusão, durante a oração do Angelus, da janela de seus aposentos, ante uma multidão de peregrinos.

"Chega o Natal e enquanto damos os últimos retoques no presépio e na árvore de Natal, temos de predispor o ânimo para viver intensamente este grande mistério da fé", disse.

"Maria, a mãe por excelência, nos ajuda a compreender as palavras chaves do mistério do nascimento de seu divino filho: humildade, silêncio, espanto e alegria. Indica-nos o valor do silêncio, de escutar o canto dos anjos e o pranto do Menino, sem sufocá-los no barulho e na confusão. Junto dela, permaneceramos ante o presépio com íntimo espanto, saboreando a alegria simples e pura que o Menino concede à humanidade", disse o papa.

João Paulo 2º leu a oração com voz bastante clara, parecendo em boa forma neste período festivo.

Na quarta-feira (24), o papa celebrará a missa do Galo na Basíica de São Pedro e na quinta-feira (25) de manhã, dia de Natal, dará aos fiéis sua bênção "Urbi et Orbi" (À cidade e ao mundo).

João Paulo 2º terminará 2003 com uma cerimônia de agradecimento ao Senhor no dia 31 de dezembro à tarde, na Basílica de São Pedro.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página