Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/08/2000 - 16h35

Políticos russos exigem explicações sobre o submarino Kursk

Publicidade

da Reuters
em Moscou (Rússia)

Políticos russos exigiram hoje que o governo explique os motivos da demora em pedir ajuda internacional nas operações de resgate do submarino Kursk.

Mergulhadores noruegueses entraram hoje no submarino após 24 horas de trabalho e disseram que a embarcação estava toda tomada pela água e que os 118 membros da tripulação estavam mortos.

O presidente russo, Vladimir Putin, e os militares viram-se sob críticas por ter recusado ajuda internacional por quase cinco dias.

Boris Nemtsov, líder da União das Forças Direitistas (liberal) na Duma (câmara baixa do Parlamento), pediu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar o caso.

"Acreditamos que a comissão deve examinar duas questões. Primeiro: a causa real do acidente. E segundo: nosso presidente e nosso governo fizeram tudo o possível para salvar nossos marinheiros?", afirmou Nemtsov ao canal "NTV".

Sergei Ivanenko, um deputado do Yabloko, outro partido liberal, disse que a demora em aceitar a ajuda estrangeira pode ter custado a vida de alguns tripulantes.

"A neblina que paira em volta dessa tragédia deve ser dissolvida", disse Ivanenko à "NTV". "A sociedade deve conhecer a resposta a uma pergunta que ainda permanece: fez-se todo o possível para salvar aquelas pessoas?"

Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Análise: Kremlin tenta salvar um novo naufrágio, o da imagem política de Putin


Leia comentário de Clóvis Rossi
na Pensata

Leia mais notícias da Reuters na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online


  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página