Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2009 - 09h36

Líbano aponta invasão e dispara contra aviões militares israelenses

Publicidade

da Folha Online

O Exército libanês disparou nesta terça-feira contra quatro aviões militares israelenses que sobrevoaram uma área do sul do país, violando o espaço aéreo libanês, anunciaram fontes militares.

"As baterias antiaéreas do Exército dispararam contra quatro aviões israelenses inimigos do tipo Phantom que sobrevoaram nesta manhã a região de Hasbaya, a baixa altura", afirmou um porta-voz militar. Os aviões israelenses teriam sobrevoado as regiões meridionais de Nabatiyeh, Iqlim el Tufah, Marjeyoun e Jezin.

O Exército libanês divulga comunicados quase diários sobre violações do espaço aéreo libanês por parte de aeronaves israelenses, mas só abre fogo caso estes se encontrem ao alcance de suas baterias.

Também nesta terça-feira, o jornal libanês "An Nahar" informou que Israel alcançou um acordo com a Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Finul, na sigla em inglês) para deixar o último território libanês que mantém ocupado desde o conflito de 2006. Segundo o jornal, os israelenses sairão da parte norte da aldeia de Gajar, de acordo com a resolução 1.701 do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

Conforme o jornal, o acordo, que ainda não foi confirmado oficialmente, prevê que, após a saída da parte de Gajar ocupada, serão posicionados 12 capacetes azuis suplementares e três soldados libaneses na região.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página