Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2004 - 15h45

Equipes iniciam resgate de corpos de acidente aéreo no Egito

Publicidade

da France Presse, em Sharm el Sheik (Egito)

Os primeiros corpos das 148 pessoas que morreram hoje no acidente com o avião egípcio no mar Vermelho foram recuperados, enquanto marinheiros dos navios de guerra italianos da força multinacional posicionada no Sinai participavam das buscas no litoral de Sharm el Sheik.

"Restos de corpos foram recuperados", afirmou o ministro egípcio da Aviação Civil, Ahmed Shafik, à televisão egípcia, acrescentando que "também foram recuperados pedaços do avião".

"O aparelho teve um problema técnico pouco depois da decolagem, que causou uma perda de controle do avião, que caiu no mar ao sul do Aeroporto de Sharm el Sheik", declarou Shafik, que chegou ao balneário pouco depois do acidente.

O avião ainda não havia alcançado muita altitude depois da decolagem, o que "dificultou a manobra do piloto", considerou Shafik, destacando que o aparelho estava "perfeitamente apto a voar, e foi submetido a todos os controles exigidos".

O ministro das Relações Exteriores egípcio, Ahmed Maher, descartou a hipótese de um atentado terrorista para explicar o acidente.

"As buscas continuam para tentar encontrar a caixa preta do aparelho e determinar de maneira definitiva as causas do acidente", informou um funcionário da Aviação Civil.

Lanchas rápidas da guarda-costeira egípcia recuperaram alguns destroços do avião, declarou à France Presse o diretor de um hotel de Sharm el Sheik, informando que tinha visto "dois equipamentos e pedaços de metal brancos de aproximadamente um metro, talvez as portas do aparelho, a bordo de uma lancha na baía de Naama", onde se encontram dezenas de hotéis e centros de mergulho.

Aviões, helicópteros militares e navios estão conduzindo operações de busca a mais de um quilômetro do litoral, afirmou.

Pequenos destroços do aparelho foram recuperados pelos socorristas, como mostraram imagens divulgadas pela televisão egípcia.

Navios de guerra italianos estão participando das buscas, confirmou a cônsul italiana no Cairo, Federica Favi.

O comandante do contingente italiano da força multinacional de observadores, posicionada na península do Sinai, está participando das operações de busca desde as 5h local (1h em Brasília).

Leia mais
  • Avião egípcio cai com 148 passageiros; não há sobreviventes
  • Papa expressa condolências por vítimas de acidente aéreo no Egito
  • Veja os principais acidentes aéreos com linhas egípcias desde 1970
  • Investigações apontam para falha técnica em queda de avião egípcio
  • Avião egípcio teve problema durante decolagem, diz secretário francês
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página