Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2010 - 08h19

Recluso Kim Jong-il assiste a ataque simulado contra a Coreia do Sul

Publicidade

da Efe, em Seul (Coreia do Sul)

O recluso ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-il, assistiu esta semana a um ataque simulado com tanques contra a Coreia do Sul, durante sua primeira visita do ano a uma base militar, informa a agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A televisão estatal norte-coreana exibiu nesta terça-feira cerca de 60 fotografias da visita de Kim a um quartel militar, nas quais o líder observava tanques próximos a cartazes com nomes de localidades e estradas sul-coreanas.

De acordo com a Yonhap, trata-se da primeira ocasião em que o país comunista divulga cenas de uma simulação de um ataque com nomes sul-coreanos nas imagens.

Ao mesmo tempo, vários veículos de imprensa japoneses especulam nos últimos dias que Kim viajará em breve à China, naquela que seria a primeira visita do norte-coreano ao gigante asiático desde 2006.

A imprensa japonesa destaca o aumento da segurança na fronteira ferroviária entre Coreia do Norte e China e assegura que uma equipe norte-coreana foi enviada à China para preparar a viagem do líder.

Kim é, há mais de um ano, alvo de boatos sobre o seu estado de saúde, supostamente fragilizado após um derrame. De acordo com funcionários do regime, porém, Kim está recuperado e permanece na ativa. Há informações de que ele indicou o filho caçula, Kim Jong-un, 26, para sucedê-lo.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página