Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2010 - 21h44

Senado de Nova Jersey rejeita projeto de casamento gay

Publicidade

da Reuters, em Trenton

O Senado do Estado de Nova Jersey derrotou um projeto de lei nesta quinta-feira que teria legalizado o casamento de pessoas do mesmo sexo, o que deve paralisar a medida por vários anos.

Foram 20 votos contra e 14 a favor do projeto. Os simpatizantes esperavam aprovar a lei antes que o governador democrata Jon Corzine deixe o cargo em 19 de janeiro.

O próximo governador, Chris Christie, disse que vetaria a medida.

Com a derrota no Senado, a proposta deve provavelmente ficar parada no Legislativo enquanto Christie estiver no cargo.

"Este é um exemplo de como a maioria do nosso país sabe que nós não devemos ter que mudar as regras para uma minoria de pessoas, ao mesmo tempo em que protegemos os seus direitos através de uniões civis", disse Joseph McMullen, um membro da do Conselho de Políticas de Família de Nova Jersey, que apoiou a decisão do Senado.

Nova Jersey tem uma lei de união civil para pessoas do mesmo sexo, destinada a dar aos casais gays os mesmos direitos legais que os casais heterossexuais.

Defensores do casamento gay dizem, porém, que as uniões civis são insuficientes.

"As crianças têm o direitos a pais naturais, e não devem ter isso negado por causa dos desejos sexuais de algumas pessoas", acrescentou McMullen.

Garden State Equality, o principal grupo de defesa do casamento gay em Nova Jersey, condenou a votação, dizendo que o Senado "faltou às suas obrigações constitucionais" de proporcionar uma proteção igual aos casais do mesmo sexo.

Ativistas dizem que vão levar a questão para os tribunais estaduais.

A Suprema Corte de Nova Jersey decidiu em 2006 que casais do mesmo sexo tinham direitos iguais perante a lei e apoiou as uniões civis, mas não chegou a aprovar o casamento gay. O tribunal disse que a questão do casamento deve ser decidida pelos legisladores.

Iowa, Connecticut, Massachusetts, New Hampshire e Vermont legalizaram o casamento homossexual. Outros 40 Estados têm leis específicas proibindo-o.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página