Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/01/2004 - 15h05

Saiba mais sobre o sistema de controle de estrangeiros nos EUA

Publicidade

da Folha Online

O programa que começou a vigorar na segunda-feira (5) nos 115 aeroportos internacionais dos Estados Unidos para controlar a entrada de estrangeiros ao país, denominado US Visit, tem as seguintes características:

- Os visitantes que provêm de um país ao qual os Estados Unidos exigem visto --todos os países da América Latina e do Caribe, por exemplo-- serão fotografados de frente e suas impressões digitais serão escaneadas.

- As características dos visitantes serão comparadas eletronicamente com as registradas em um banco de dados, para descartar que a pessoa que entra no país tenha participado em atividades criminais ou terroristas.

- Os dados serão arquivados no Departamento de Segurança Interna, e poderão ser consultados por outras agências federais (sobretudo pelo serviço de imigração e de alfândega).

- Os cidadãos de 28 países que entrarem nos Estados Unidos por uma duração inferior a três meses estarão isentos destas novas medidas, desde que possuam um passaporte de leitura óptica emitido recentemente.

Os 28 países que constam do programa "visa waiver" [que não precisam de visto para entrar nos EUA] são:

-Alemanha
-Andorra
-Austrália
-Áustria
-Bélgica
-Brunei
-Canadá
-Cingapura
-Dinamarca
-Espanha
-Eslovênia
-Finlândia
-França
-Reino Unido
-Holanda
-Islândia
-Irlanda
-Itália
-Japão
-Liechtenstein
-Luxemburgo
-Mônaco
-Nova Zelândia
-Noruega
-Portugal
-San Marino
-Suécia
-Suíça

- O caso do Canadá é especial porque Ottawa assinou um acordo com Washington em dezembro de 2001 para criar uma "fronteira inteligente" e facilitar assim o movimento das pessoas sem comprometer a segurança.

Com France Presse
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página