Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/01/2004 - 15h19

Queda de avião mata 37 no Uzbequistão, diz agência

Publicidade

da Folha Online

Um avião com capacidade para cerca de 50 pessoas caiu hoje na capital uzbeque, Tachkent, matando as 37 pessoas que estavam a bordo, informou a agência de notícias russa Itar-Tass, citando autoridades do Ministério do Interior.

O incidente ocorreu por volta de 19h40 (12h40 em Brasília), afirmou a agência. Autoridades uzbeques ainda não confirmaram a informação. Autoridades aeroportuárias confirmaram a queda do avião e afirmaram que mais de 30 pessoas morreram no incidente.

O aparelho, segundo a Intar-Tass, era um Antonov-24 --bimotor de fabricação soviética com capacidade para transportar cerca de 50 pessoas que costuma ser utilizado para percursos curtos-- e pertencia a uma companhia uzbeque.

Outra agência de notícias russa, a Interfax, porém, afirmou que o avião que caiu era um Yakovlev-40 --um pequeno jato com capacidade para 32 passageiros e três tripulantes.

Segundo a Itar-Tass, o presidente uzbeque, Islam Karimov, foi para o local do incidente. O premiê do país, Shavkat Mirziyayev, também estaria no aeroporto.

Segundo fontes do Ministério de Situações de Emergência consultadas pela agência de notícias France Presse, o avião que caiu vinha da cidade de Termez (sul, perto da fronteira com o Afeganistão).

As fontes, que não foram identificadas, disseram que o acidente foi causado pela neblina e que a hipótese de atentado está descartada.

As rodovias na região do aeroporto de Tachkent foram bloqueadas mas ainda não se sabe se o incidente ocorreu dentro do aeroporto ou em suas imediações, segundo testemunhas.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre acidentes aéreos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página