Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2000 - 18h51

Episódio Kursk mostra necessidade de desarmamento russo, diz ministro alemão

Publicidade

da Reuters
em Berlim (Alemanha)

Para o ministro da Defesa da Alemanha, Rudolf Scharping, a tragédia do submarino nuclear russo Kursk colocou em evidência a necessidade de acelerar o desarmamento nuclear.

"Precisamos reconhecer que ainda há muito a ser feito com a Rússia em relação ao desarmamento nuclear", disse Sharping hoje em entrevista ao jornal de Berlim "B.Z".

"E não há somente necessidade política de cooperação, mas também disposição para a cooperação técnica e troca de experiência."

Cento e dezoito marinheiros morreram a bordo do submarino Kursk. Autoridades russas disseram que ele não estava armado com mísseis nucleares quando sofreu o acidente no mar de Barents (norte da Rússia).

Scharping criticou a demora da Rússia em aceitar as ofertas internacionais de ajuda no acidente e para melhorar a segurança operacional de sua frota de submarinos.

As ofertas de assistência "não foram usadas na medida que gostaríamos e que os tratados internacionais exigem", disse. "Ajuda mais rápida poderia ter dado uma chance à tripulação do Kursk. Mas, no final, essa continua sendo uma questão aberta", disse.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página