Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2000 - 19h20

Putin se reúne com familiares de marinheiros por três horas

Publicidade

da France Presse
em Moscou (Rússia)

O presidente russo Vladimir Putin respondeu hoje a perguntas de familiares dos marinheiros mortos no naufrágio do Kursk durante três horas. A reunião aconteceu em Vidiaievo, a base do submarino naufragado no mar de Barents. As informações são da TV estatal "RTR".

Putin tentou tranquilizar os parentes dos 118 tripulantes do Kursk e falou das circunstâncias em que ocorreu o acidente no dia 12 de agosto. O chefe político russo prometeu para as famílias afetadas uma ajuda financeira equivalente aos salários de dez anos, indicou a "RTR".

Segundo a agencia "Interfax", que citou um participante do encontro, o presidente criticou o estado da equipe de salvamento da frota russa e a falta de eficácia das tarefas de socorro.

O próprio Putin foi objeto nos últimos dias de fortes críticas, especialmente pela demora em aceitar ajuda internacional.

A eficácia dos socorristas noruegueses e ingleses contrastou com a operação dos submarinistas de salvamento russos, obrigados a mergulhar com intervalos pequenos por causa da baixa autonomia de submersão, admitiu o Estado Maior da frota.

Amanhã está prevista uma cerimônia oficial em memória dos tripulantes do Kursk em Vidiaievo. Muitas famílias anunciaram que participarão e exigem que os corpos de seus familiares sejam recuperados. Putin deverá comparecer.

Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Análise: Kremlin tenta salvar um novo naufrágio, o da imagem política de Putin


Leia comentário de Clóvis Rossi
na Pensata

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página