Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/08/2000 - 21h34

Tufão Bilis destrói povoados de Taiwan e deixa pelo menos três mortos

Publicidade

da France Presse
em Taipé (Taiwan)

O tufão Bilis deixou três mortos, dois desaparecidos e muita destruição ao passar hoje durante cinco horas pela ilha de Taiwan. O Bilis é o tufão mais forte que passou na Ásia neste ano, com ventos de 267 km/h em média, chegando a 322 km/h em alguns pontos, segundo o Centro norte-americano de observação de furacões.

O Bilis diminuiu de intensidade ao passar por Taiwan e está se dirigindo para a China continental com ventos de no máximo 200 km/h.

No centro de Taiwan, um homem morreu num refúgio para trabalhadores que foi soterrado por um deslizamento de terra. Kin Mao Sai, um operário de 27 anos, morreu esmagado pela parede de um edifício em construção em Pali, um povoado nos arredores de Taipé, no mesmo lugar onde uma mulher foi eletrocutada por cabos elétricos arrancados pelo vento.

Outras duas pessoas ficaram feridas no centro da ilha e duas seguem
desaparecidas no centro e leste do país.

Quatro presos aproveitaram a confusão criada pela passagem do tufão no
condado de Taitung (Leste) e fugiram.

As escolas e escritórios do governo ficaram fechados nos condados de Hualien e Taitung, principalmente no leste da ilha. 450 mil casas ficaram sem eletricidade. As companhias aéreas anularam a maioria dos vôos internos enquanto o tráfego ferroviário foi suspenso nas regiões montanhosas do leste da ilha.


Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página