Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/01/2010 - 22h10

Governista prevê equilíbrio em disputa no Chile e diz que 'cada voto conta'

Publicidade

da Ansa, em Santiago

O candidato governista à presidência do Chile, Eduardo Frei, afirmou nesta sexta-feira que o equilíbrio deverá marcar a disputa pelo cargo entre ele e o opositor Sebastián Piñera. O segundo turno ocorre neste domingo.

Por isso, ressaltou ele, cada voto conta. "Há 35 mil mesas eleitorais em todo o país, e um voto por mesa pode fazer toda a diferença, cada voto conta", afirmou. Frei já foi presidente entre 1994 e 2000.

O candidato da aliança de centro-esquerda Concertación, no poder desde o fim da ditadura do general Augusto Pinochet, em 1990, foi votado por 29% dos eleitores no primeiro turno, em dezembro. Piñera, que venceu a disputa, ficou com 44% das preferências.

Embora o opositor continue sendo o favorito, Frei parece estar reduzindo a vantagem, como mostram as últimas pesquisas. Um levantamento divulgado recentemente pela Consultoria Mori, por exemplo, dá a Piñera 50,9% dos votos, contra 49,1% de Frei.

Para o governista, ainda "é impossível fazer uma previsão" sobre o resultado de domingo. "Estamos otimistas, muita gente tem se somado às nossas ideias, às nossas propostas e ao nosso programa. Esperamos com confiança o veredicto dos cidadãos", afirmou.

Na última terça-feira (12), o deputado Marco Enríquez-Ominami, que concorreu ao cargo no primeiro turno de maneira independente e foi o terceiro colocado, com cerca de 20% dos votos, manifestou apoio à candidatura de Frei. Até então, ele vinha se mantendo neutro.

Piñera, em contrapartida, demonstrou hoje confiança na vitória e disse que poderá ter um "triunfo histórico" no domingo. Ontem, a presidente Michelle Bachelet pediu aos chilenos que não anulem o voto.

Comentários dos leitores
luiz guilherme (89) 17/01/2010 06h14
luiz guilherme (89) 17/01/2010 06h14
Sera mais uma derrota da esquerdopata na america, dopis do pe na b...da no za da laia!! 4 opiniões
avalie fechar
David Serratine da Costa (9) 16/01/2010 10h06
David Serratine da Costa (9) 16/01/2010 10h06
è o que mais a nossa mídia espera que aconteça, pois só assim poderam voltar pra campanha demo tucana, mas jamais acontecerá, o chile faz a sua comissão verdade,coisa que os jornalões brasileiros, tem medo, pois foram omissos na entrega do estado aos militares, mesmos perdendo vários e de seus mais célebres jornalistas, como alexandre baugarte( lembram do bailarino (única testemunha do crime) alguns meses depois no hospital militar de brasília) morreu, vladimir herzog, pra ficar, só em dois casos gostaria que a imprensinha fuleira informasse que torturas os democratas que lutavam contra o regime tirano cometeu, será que o vcs ( imprensa consideram mortes em conflito como tortura?, arrumem outra que essa não cola mais, é como dizer que o ditador careca, faz um ótimo governo em sampa. 4 opiniões
avalie fechar
Luís da Velosa (1549) 14/01/2010 15h28
Luís da Velosa (1549) 14/01/2010 15h28
"Assim ou assado", tanto a presidente do Chile fará o seu sucessor, bem como o presidente Lula fará presidente quem ele bem entender, no caso, a ministra Dilma Rousseff, a determinada e competente política brasileira. 13 opiniões
avalie fechar
Comente esta reportagem Veja todos os comentários (5)
Termos e condições
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página