Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2004 - 15h12

Oposição britânica terá acesso a inquérito de morte de cientista

Publicidade

da France Presse, em Londres

Os dois principais partidos da oposição britânica vão ter acesso ao inquérito do juiz Brian Hutton sobre o suicídio, em julho de 2003, do especialista em armas David Kelly, anunciou hoje Downing Street (sede do governo britânico).

Os chefes da oposição poderão ter acesso ao inquérito "a partir das 6h (4h em Brasília) de 28 de janeiro", informou um porta-voz do premiê Tony Blair.

Ontem, o Ministério britânico de Assuntos Constitucionais informou que o inquérito do juiz Hutton seria divulgado no dia 28 de janeiro.

Lord Hutton afirmou que o governo, a diretoria da BBC e a família Kelly receberão uma cópia com 24 horas de antecedência.

Relatório

Os dois principais partidos da oposição --o dos conservadores e o dos liberais democratas-- foram convidados a enviar dois representantes cada um ao gabinete do premiê e consultar o inquérito no dia 28, desde que não divulguem o seu conteúdo antes do juiz Hutton, acrescentou o porta-voz de Blair.

A publicação do inquérito é muito esperada, já que pode ter conseqüências para o futuro político de Blair.

Kelly, que trabalhava para o Ministério da Defesa, foi apontado como a principal fonte de uma reportagem da BBC na qual se acusa o governo de ter "exagerado" a ameaça iraquiana para justificar a guerra.

No dia 18 de julho, uma semana depois que seu nome foi revelado pela imprensa, o cientista se suicidou.

Especial
  • Leia mais notícias sobre o Reino Unido
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página