Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/01/2010 - 06h20

Começa votação para Presidência da Ucrânia

Publicidade

da Efe

Os colégios eleitorais da Ucrânia abriram suas portas neste domingo (17) para escolher o novo presidente do país, informaram fontes da Comissão Eleitoral Central.

Os colégios, mais de 33 mil em todo o país, abriram às 8h (4h no horário de Brasília) e receberão os eleitores até as 20h (16h de Brasília). Em seguida começará a apuração.

Pouco mais de 36,5 milhões de cidadãos estão convocados às urnas para escolher entre 18 candidatos, incluindo o atual presidente, Viktor Yushchenko.

No entanto, os grandes favoritos são o ex-primeiro-ministro e líder do opositor e pró-russo Partido das Regiões, Viktor Yanukovich, rival de Yushchenko nas presidenciais de 2004, e a atual chefe do governo, Yulia Timoshenko, aliada do presidente nessas eleições e, agora, sua adversária.

Segundo a Constituição ucraniana, caso nenhum dos candidatos consega mais de 50% dos votos, os dois mais votados concorrem a um segundo turno.

Todas as pesquisas apontam para a realização do segundo turno, em 7 de fevereiro.

Mais de três mil observadores estrangeiros se credenciaram para supervisionar o pleito.

Após concluído o processo de votação, serão divulgados os resultados das pesquisas de boca-de-urna, permitidas pela lei eleitoral ucraniana

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página