Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/01/2004 - 02h00

Leia principais trechos do discurso de Bush sobre o Estado da União

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, proferiu hoje o discurso anual sobre o Estado da União, no qual defendeu a Guerra do Iraque, o combate ao terrorismo e as políticas adotadas por seu governo.

Bush iniciou seu discurso afirmando que "nesta noite a América [EUA] é um país convocado para grandes responsabilidades".

O pronunciamento começou às 21h10 (0h10 em Brasília) e terminou às 22h04 (1h04 em Brasília).

Leia, a seguir, os principais trechos do discurso:

Guerra, terrorismo e Afeganistão

"Não percorremos todo este caminho --através de tragédia, julgamento e guerra-- para simplesmente vacilar e deixar nosso trabalho incompleto. Os americanos estão se erguendo para [cumprir] as tarefas da história, e eles esperam o mesmo de nós".

"Nossa maior responsabilidade é a defesa ativa do povo americano. Passaram-se 28 meses desde o dia 11 de setembro de 2001 --mais de dois anos sem um ataque em solo americano-- e é tentador acreditar que o perigo ficou para trás. Essa esperança é compreensível, confortadora --e falsa"

"Os Estados Unidos nunca pedirão permissão para defender a segurança de sua gente."

"Os terroristas continuam a conspirar contra os americanos e o mundo civilizado."

"A América está na ofensiva contra os terroristas."

"Como parte da ofensiva contra o terror, estamos também enfrentando os regimes que abrigam e apoiam terroristas, e poderiam fornecer a eles armas nucleares, químicas ou biológicas".

"Devido à liderança e à determinação da América, o mundo está mudando para melhor"

"Os homens e mulheres do Afeganistão estão construindo uma nação que é livre, e orgulhosa, e que combate o terror"

"O trabalho de construir um novo Iraque é duro, e está certo. E a América sempre esteve disposta a fazer o que for necessário pelo que é certo".

Oriente Médio

"Vou enviar ao Congresso uma proposta para duplicar o orçamento do Fundo Nacional para a Democracia. Quero concentrar novos trabalhos no desenvolvimento de eleições, livre mercado, liberdade de imprensa e de sindicatos no Oriente Médio."

"Sem reformas democráticas na região, onde a liberdade é muito escassa, o Oriente Médio será um terreno fértil para extremistas e para o terrorismo".

Líbia

"Nove meses de negociações intensivas conjuntas dos Estados Unidos e do Reino Unido conseguiram ali [na Líbia] o que 12 anos de diplomacia com o Iraque não puderam fazer. A razão é clara: para que a diplomacia seja eficaz, as palavras devem ser confiáveis, e ninguém pode duvidar da palavra dos Estados Unidos"

Economia

"A próspera economia da América é também uma economia em transformação. Conforme a tecnologia transforma o meio pelo qual quase todos os trabalhos são feitos, a América se torna mais produtiva, e os trabalhadores precisam de novas habilidades. Devemos responder ajudando mais americanos a ganhar habilidades para encontrar novos trabalhos em nossa nova economia."

"O que o Congresso deu, o Congresso deve tirar. Para o bem do crescimento do emprego, as reduções de impostos que vocês aprovaram devem ser permanentes."

Assistência médica

"Sobre o assunto crítico da assistência à saúde, nossa meta é assegurar que os americanos possam escolher e pagar a cobertura médica privada que seja mais adequada a suas necessidades individuais. Para tornar os seguros mais acessíveis, o Congresso deve agir para lidar rapidamente com os crescentes custos da saúde."

Educação

"Estamos vivendo uma época de grandes mudanças. Os valores de acordo com os quais tentamos viver nunca mudam. E eles são introduzidos lentamente nas pessoas por instituições fundamentais, como famílias, escolas e congregações religiosas. Estas instituições --os pilares invisíveis da civilização-- devem continuar fortes na América."

"Todos nós --pais, escolas, governo-- devemos trabalhar juntos para (...) enviar as mensagens certas às nossas crianças".

Com agências internacionais

Leia mais
  • Bush defende guerra e política interna em discurso à nação
  • Saiba mais acerca do discurso sobre o Estado da União
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página