Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/08/2000 - 09h07

Cerimônias de luto aos tripulantes do submarino são canceladas

Publicidade

da France Presse
em Vidiayevo (Rússia)

As cerimônias de luto em memória dos 118 marinheiros do Kursk, que estavam previstas para hoje em Vidiayevo, porto de parada do submarino, foram canceladas a pedido das famílias e o presidente russo Vladimir Putin voltou para Moscou.

"Na reunião de Putin com os familiares dos tripulantes, foi adotada a decisão de cancelar todas as cerimônias de luto previstas para hoje, a pedido das famílias", declarou um porta-voz da frota do norte em Vidiayevo.

Muitos dos parentes exigem que os corpos dos marinheiros sejam recuperados, para então se organizarem cerimônias de luto.

O presidente russo voltou a Moscou hoje cedo, surpreendendo a todos e sem que o Kremlin desse explicações, depois de ser anunciado que participaria nas cerimônias.

Também são muitos os familiares que reclamam o prosseguimento das buscas e que inclusive se recusam a acreditar na morte de seus parentes, apesar do anúncio oficial de que nenhum marinheiro sobreviveu.

"Somos contrários a esse luto. Enquanto não tivermos recuperado os corpos de nossos filhos, pensaremos que estão vivos", declarou Tatiana Nikitina, mãe do oficial Igor Fedorichev.

Durante a reunião de várias horas ontem entre o presidente e os familiares das vítimas, em um ambiente tenso, Putin assegurou que "as operações não terminaram, foram suspensas temporariamente".

Atualmente, os russos estão discutindo com os noruegueses as possibilidades de recuperar os corpos dos tripulantes, operação que levaria vários meses, segundo a opinião dos técnicos, que nem mesmo estão seguros de que isso seja possível.

Hoje foi decretado dia nacional de luto na Rússia, em memória dos marinheiros do Kursk.


Leia mais sobre o acidente com o submarino russo

Análise: Kremlin tenta salvar um novo naufrágio, o da imagem política de Putin


Leia comentário de Clóvis Rossi
na Pensata

Leia mais notícias da France Presse na Folha Online

Leia mais notícias internacionais na Folha Online

  • Discuta esta notícia nos Grupos de Discussão da Folha Online

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página