Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/01/2004 - 13h49

Prefeito de Roma denuncia ministro que insultou a cidade

Publicidade

da France Presse, em Roma

O prefeito de Roma, Walter Veltroni, decidiu denunciar à Justiça o ministro italiano para as Reformas, Umberto Bossi, o polêmico líder xenófobo da Liga Norte, pelos contínuos insultos contra a Cidade Eterna.

Veltroni, líder dos Democráticos de Esquerda (DS), apoiado pelo presidente da Província, Enrico Gasbarra, tomou a decisão depois que o ministro chamou a cidade de "Roma a ladra" em vários discursos nos últimos meses.

Depois da ameaça judicial, Bossi manteve o discurso habitual hoje.

De acordo com as autoridades romanas, as afirmações de Bossi "ofendem a Constituição, que indica Roma como a capital da Itália, e incitam os italianos ao ódio". Por isso, pedem a sua saída do ministério.

A briga com Bossi, incômodo aliado do governo de centro-direita, é apoiada pela esquerda. Já o Força Itália (FI), partido do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, minimiza os insultos.

"É apenas um tormento, não uma ofensa", afirmou Francesco Giro do FI.

Para o coordenador da Liga Norte, Roberto Calderoli, vice-presidente do Senado, a denúncia contra Bossi é apenas um gesto de mau gosto. "Evidentemente o prefeito não sabe diferenciar um nível simbólico e o ataque pessoal", disse.

Para a Aliança Nacional, rival da liga, a iniciativa de Veltroni é simplesmente inútil, pois se trata de uma afirmação meramente política.

A denúncia deve ser examinada pelo tribunal de ministros. Um promotor deve interrogar Bossi.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página