Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/01/2004 - 10h45

Gripe do frango pode matar milhões de pessoas, diz OMS

Publicidade

da France Presse, em Bangcoc (Tailândia)

A gripe do frango poderá matar milhões de pessoas se a cepa mais perigosa que avança agora pela Ásia se combinar com uma forma de gripe humana, que também se desloca atualmente para o continente, advertiu hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O médico Shigeru Omi, diretor do escritório regional do Pacífico Oeste da OMS, informou em Hanói que existe a possibilidade de que os dois vírus se encontrem, sofram mutação e desencadeiem uma pandemia mundial.

"Na minha opinião, isso é possível. E é por isso que devemos trabalhar duramente hoje, não amanhã, para impedir que essa mutação aconteça", afirmou.

"Existe a possibilidade de que esse tipo de epidemia se transforme em uma séria pandemia mundial, que, caso aconteça, pode matar milhões de pessoas no mundo", declarou.

A OMS já emitiu um alerta a respeito dos riscos para a saúde humana que uma mutação do vírus do frango representaria se o mesmo se encontrasse com o vírus da gripe comum. Omi disse que agora a ameaça é ainda mais grave, já que um vírus humano se aproxima do continente asiático.

"A gripe humana do tipo H3N2 se desenvolve atualmente na Europa e na América do Norte. Ela se aproxima da Ásia", declarou.

China

O governo chinês confirmou hoje que vários patos também morreram por causa da gripe do frango, que agora deveria ser chamada de "gripe das aves", na região de Guangxi (sul do país), informou a agência de notícias Nova China.

Bangcoc prepara-se hoje para receber uma conferência internacional sobre a luta contra a epidemia da gripe das aves, que afeta nove Estados asiáticos e já causou a morte de oito pessoas.

Laos também reconheceu que está afetado por uma forma atenuada da "gripe do frango".

Vírus

O vírus H5N1 matou hoje um menino de seis anos de idade na Tailândia, o que eleva a dois o número de mortes no país. A morte de outro menino tinha sido anunciada ontem.

No total, a gripe do frango causou a morte de oito pessoas, incluindo seis no Vietnã e duas na Tailândia.

Nove Estados reconheceram a existência da enfermidade em seu território, em graus diversos: Coréia do Sul, Japão, Taiwan, Vietnã, Tailândia, Laos, Paquistão, Indonésia e Camboja.

Na reunião de hoje em Bangcoc, representantes dos Estados afetados, dos países ameaçados, dos importadores de frangos e de especialistas internacionais discutirão uma situação em que mais de 20 milhões de frangos já morreram em conseqüência da enfermidade ou foram sacrificados.

Apelo

Três agências da ONU fizeram hoje um apelo para que se ajude os países pobres a enfrentar a epidemia, que qualificaram de "grave ameaça mundial para a saúde humana".

Em um comunicado conjunto, a OMS (Organização Mundial da Saúde), a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) e a OIE (Organização Internacional de Epizootias) fizeram "um apelo aos doadores para fazer frente à ameaça mundial da gripe do frango e fornecer recursos e assistência técnica aos países, a fim de ajudá-los a eliminar a ameaça".

"Trata-se de uma grave ameaça mundial para a saúde humana", declarou o diretor da OMS, Lee Jong-wook, citado no comunicado.

A OMS estima que é preciso evitar que o vírus entre em mutação e passe a ameaçar mais diretamente o homem, quando se sabe que não haverá uma vacina disponível antes do fim do ano.

A OMS defende a cooperação regional e a transparência, quando vários países tentaram em um determinado momento ocultar a epidemia. A OMS pede ainda o sacrifício sistemático das aves enfermas, uma medida que não está sendo aplicada da mesma maneira em todos os países.

É relativamente fácil sacrificar em massa os frangos de aviários industriais, mas a tarefa é muito mais complicada no campo quando são criados ao ar livre e constituem uma fonte de renda imprescindível para os camponeses pobres.

Laos

As autoridades do Laos reconheceram hoje que o país está afetado por uma "gripe clássica do frango", acrescentando que não se trata do mesmo vírus que afeta Vietnã e Tailândia.

Camboja anunciou hoje dois casos de pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe do frango. Dois primeiros casos suspeitos foram declarados negativos, mas outros dois surgiram depois. Camboja é o terceiro país a declarar casos supostos de pessoas com gripe do frango.

Na China, o governo ordenou às autoridades de Guangxi (sul), região fronteiriça com o Vietnã, que investigue as informações da imprensa sobre sacrifício de frangos com gripe.

O Vietnã registrou novas vítimas humanas desde a semana passada, mas adiantou hoje que a epizootia se estendeu, afetando 28 das 64 Províncias do país.

Especial
  • Veja mapa dos países atingidos pela gripe do frango

    Sites relacionados
  • Organização Mundial da Saúde (em inglês)
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página