Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/01/2004 - 13h59

Papa aceita renúncia de três cardeais brasileiros

Publicidade

da France Presse, no Vaticano

O papa João Paulo 2º aceitou as renúncias, por motivos de idade, apresentadas pelos cardeais brasileiros Dom Aloísio Lorscheider, arcebispo de Aparecida e um dos líderes do Concílio Vaticano 2º, Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo de Belo Horizonte, e José Freire Falcão, arcebispo de Brasília, informou hoje o Vaticano.

Os três cardeais serão substituídos em suas dioceses por três monsenhores, que provavelmente receberão o título cardinalício no próximo consistório (reunião de cardeais), cuja data ainda não foi decidida pelo papa.

No entanto, os três cardeais que se aposentam poderão participar de um eventual conclave para a eleição de um novo papa, já que ainda não ultrapassaram os 80 anos.

Substituições

O cardeal Lorscheider, um dos poucos designados pelo papa Paulo 6º, figura progressista da igreja no Brasil, será substituído pelo monsenhor Raymundo Damasceno Assis, nascido em Mariana (MG), que até o momento era bispo de Novapietra e bispo auxiliar de Brasília.

Damasceno Assis, o novo arcebispo de Aparecida, tem 66 anos, é formado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma e fez especialização em catecismo na Alemanha.

Bispo desde 1986, Damasceno Assis foi secretário-geral da Conferência Episcopal Latino-Americana (Celam) e da Conferência Episcopal brasileira na década de 90.

O cardeal Fernandes de Araújo, que completará 80 anos em agosto, será substituído na capital mineira pelo monsenhor Walmor Oliveira de Azevedo, 49, nascido em Cocos, Estado da Bahia, e atual bispo auxiliar de Salvador.

O novo arcebispo de Belo Horizonte se especializou em Ciências Bíblicas em Roma. Ele é formado em Teologia Bíblica pela Pontifícia Universidade Gregoriana da capital italiana.

Oliveira de Azevedo foi membro da Comissão da Doutrina da Fé de 1999 a 2003 e é presidente da mesma desde maio de 2003.

Já o cardeal Falcão será substituído em Brasília pelo monsenhor João Braz de Aviz, 56, bispo de Maringá.

O novo arcebispo da capital brasileira nasceu em Santa Catarina e também é formado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma.

Bispo desde 1994 foi vigário-geral de Vitória, secretário do 13º Congresso Eucarístico Nacional e bispo de Ponta Grossa até 1998. A igreja do Brasil conta com oito cardeais.

Especial
  • Leia outras notícias sobre o papa João Paulo 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página