Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2004 - 15h55

Bush, Blair e UE são indicados para o Nobel da Paz

Publicidade

da Folha Online

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, o primeiro-ministro britânico, Tony Blair, e a União Européia (UE) estão entre os indicados ao Prêmio Nobel da Paz de 2004.

A indicação de Bush e Blair foi formalizada pelo deputado norueguês Jan Simonsen, que fundamenta sua proposta na queda do ex-ditador iraquiano, Saddam Husien.

Já o nome da UE foi indicado pelo ex-primeiro-ministro e ex-titular de Exteriores norueguês Thorbjorn Jagland, em reconhecimento a seu papel em favor da paz pela ampliação européia.

O diretor do Comitê Nobel, Geir Lundestad, explicou hoje, último dia para apresentação de candidatos, que sua instituição recebeu um grande número de propostas. Mas não disse quantas.

No ano passado, o prêmio recebeu 165 indicações, um número recorde.

O vencedor será escolhido em outubro próximo pelo Comitê Nobel, integrado por cinco membros.

O prêmio será entregue no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de Alfred Nobel.

Lundestad não informou o número de candidaturas apresentadas, entre as quais, como em anos anteriores, estão as do papa João Paulo 2º e a do ex-presidente checo Vaclav Havel.

A vencedora do Nobel da Paz 2003 foi a ativista pró-direitos humanos iraniana Schirin Ebadi, a primeira mulher muçulmana a receber o prêmio.

O vencedor do prêmio receberá também um valor em dinheiro equivalente a US$ 1,35 milhão.

Com agências internacionais
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página