Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2004 - 16h27

Ataque no Iraque mata 1 soldado americano e fere 12, diz Exército

Publicidade

da Folha Online

Um soldado americano morreu e 12 ficaram feridos hoje em um ataque com um míssil lançado contra uma base militar dos Estados Unidos em Balad, 75 km ao norte de Bagdá, informou um porta-voz do Exército americano.

Segundo o porta-voz, o soldado morto pertencia à Quarta Divisão de Infantaria.

Por volta das 13h15 (8h15 em Brasília), foram disparados sete mísseis contra a base, acrescentou o porta-voz, afirmando que dois feridos estão em estado grave.

Helicópteros americanos responderam ao ataque e as forças dos Estados Unidos detiveram 12 homens e quatro mulheres depois desse ato, segundo a mesma fonte.

Segundo balanço divulgado pela agência de notícias Reuters, os ataques elevam a 366 o número de soldados americanos mortos em ação desde o início da Guerra no Iraque, no dia 20 de março de 2003

Ataques

Pouco antes, dois atentados contra a sede de dois partidos curdos rivais deixaram pelo menos 56 pessoas mortas e mais de 200 feridas na cidade curda de Erbil, no norte do Iraque.

A informação é do general norte-americano Mark Kimmitt. No entanto, o ministro dos Direitos Humanos no governo curdo local, Mohammed Ihsan, declarou que mais de cem pessoas morreram nos dois ataques que ocorreram simultaneamente.

"O número de pessoas mortas ou feridas nas sedes dos dois partidos curdos supera cem", afirmou Mohammed Ihsan.

Entre os mortos estariam o governador Akram Mintik, o vice-primeiro-ministro Sami Abdul Rahman e os ministros Shawkat Sheik Yazdin (Relações Comerciais) e Saad Abdullah (Agricultura).

Duas pessoas com cinturões de explosivos entraram nas sedes da UPC (União Patriótica do Curdistão) e do PDC (Partido Democrático do Curdistão) e detonaram as bombas quase ao mesmo tempo.

Os ataques ocorreram no dia em que se comemora a festa do Eid al Adha (festa do sacrifício).

Os feridos foram levados para três hospitais da região. Centenas de pessoas seguiram para os estabelecimentos para doar sangue.

Outros ataques

Ontem, dois atentados e duas explosões deixaram pelo menos 18 mortos --15 civis iraquianos e três soldados americanos-- no Iraque, segundo informações fornecidas por testemunhas e pelo Exército dos Estados Unidos.

Com agências internacionais

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página