Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/02/2010 - 13h55

Explosão de mina mata militar espanhol no Afeganistão

Publicidade

da Folha Online

Um ataque contra tropas espanholas no Afeganistão deixou um morto e outros seis feridos, informou o Ministério de Defesa espanhol à agência de notícias Efe. O jornal espanhol "El Pais" identifica a vítima como o soldado de origem colombiana John Felipe Romero Meneses, 21.

Romero é o primeiro espanhol a morrer no Afeganistão desde 7 de outubro do ano passado.

Segundo o ministério, o veículo no qual estavam Romero e outros militares espanhóis passou por uma mina na localidade de Sang Ates.

A tropa escoltava um comboio do Programa Mundial de Alimentos, agência das Nações Unidas responsável pela ajuda alimentar.

A explosão deixou ainda seis feridos, entre eles dois em estado grave, um tenente e um soldado. Todos foram retirados de helicóptero do local e levados ao hospital.

Atualmente a Espanha tem 1.068 militares no Afeganistão, que incluem militares de apoio logístico e uma unidade de helicópteros. Recentemente, atendendo ao pedido dos Estados Unidos, a Espanha anunciou envio de 500 militares adicionais para combater o grupo islâmico Taleban.

Segundo o "El Pais", Romero é o 90º militar espanhol morto no Afeganistão desde 2001, quando a Espanha se incorporou à missão da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Com Efe

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página