Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2004 - 15h33

Rumsfeld acusa Al Jazira de inflamar ódio e encorajar atentados

Publicidade

da agência Lusa, em Lisboa

O secretário da Defesa norte-americano, Donald Rumsfeld, acusou hoje a rede de televisão árabe Al Jazira de provocar mortes no mundo árabe ao inflamar o antiamericanismo e encorajar os atentados terroristas.

"Pode se dizer que [a Al Jazira] é responsável pela perda de vidas. Está fazendo com que o povo iraquiano seja morto" ao inflamar o sentimento de antiamericanismo e encorajar os atentados contra os iraquianos que trabalham com os norte-americanos, disse Rumsfeld em uma entrevista a jornalistas europeus antes da reunião de ministros da Defesa da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), hoje na cidade alemã de Munique.

Segundo o secretário norte-americano, a rede de televisão árabe, sediada no Qatar "prejudica os Estados Unidos no mundo árabe" virando as populações contra a administração norte-americana.

Rumsfeld afirmou também que não se arrepende de ter chamado de "velha Europa" à França e à Alemanha, na polêmica que antecedeu o lançamento da ofensiva contra o Iraque, em março de 2003. Os dois países europeus se opuseram à invasão do Iraque liderada pelos EUA.

Especial
  • Leia mais sobre o Iraque ocupado
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página